Amizades de verdade
É algo que não precisa de tempo para tornar-se concreto, nem terem coisas em comum para viverem grandes momentos .
Existem amigos que pensam de formas divergentes e ainda assim, são os melhores amigos.
Alguém um dia disse que para ser amigo tem que se pensar igual.
Não , vamos discordar, vamos chegar a uma conclusão, vamos aprender um(a) com o outro(a), e gosto de ter alguém com um estilo diferente do meu ao meu lado. É como viajar, é enriquecer por dentro, é sair um pouco da nossa linha de pensamento e explorar outra forma de pensar e de ver o mundo , a vida.
Naquele dia, ela chegou triste perto de mim muito triste... estávamos chateadas já há uma semana. Ela sentou-se ao meu lado e envergonhada baixou a cabeça.
E então eu disse sorrindo : podes falar, eu estou aqui como sempre estive, não serão os desentendimentos, não serão as zangas que me farão deixar de ser tua amiga, eu sou tua amiga e isso não é um "status de relacionamento" , saber que a amizade é verdadeira é o suficiente para eu saber que nunca te vou abandonar.
Ela levantou a cabeça , olhou para mim e eu sorrindo disse :
- Já sei, é o otário do Osil não é ?
Eu disse-te inumeras vezes que ele não parecia gostar de ti. Mas não te vou dar na cabeça, só precisas de um aconchego e um abraço, anda ...chora no meu ombro.
Abracei-a e ela abraçou-me ainda mais forte, naquele momento senti o que era uma amizade de verdade, ela não precisou falar , e ninguém precisou se justificar, somos amigas e ponto, ela estava a precisar de mim e eu não ia virar-lhe as costas naquele momento, na verdade nunca lhe vou virar as costas. Há reprocicidade, ela importa-se comigo , ela preocupa-se da mesma forma, isso é amizade.
Passado um mês, recebi um e-mail que dizia que o meu pedido de bolsa para estudar fora teria sido aceite, eu iria estudar para os E.U.A. e Elen estava prestes a realizar o último programa de um concurso musical , onde se apuraria o vencedor, eu não iria estar presente naquele dia tão importante para ela, ou seja fisicamente !
No dia da gala, eu tinha um exame para fazer, e já estava nos E.U.A.
Eram 20 horas lá quando ela ia actuar e por aqui 14.
Ela mandou-me uma mensagem no whatsapp quando eu fazia as últimas revisões antes de eu entrar para a sala para fazer o exame:
-Está um cantor no palco agora, a seguir entrará uma concorrente e eu serei a próxima!
-Fiquei logo sem internet no telemóvel , ainda faltavam meia hora para o exame.
Eu sabia que o meu apoio, o meu "vai rapariga , dá-lhes com força que tu és capaz", seria muito importante para ela.
Então pensei : São só 5 minutos que posso fazer isso ! Peguei nos cadernos, arrumei e sai da biblioteca. Fui a correr, para ter com uma colega que tem sempre internet no telemóvel e pedi-a para entrar no facebook. Liguei o facetime , e dei-a todo o apoio , dizendo tudo o que ela precisava ouvir, quando foi chamada, antes de desligar vi uma grande confiança nela, senti-me muito bem, fiquei logo feliz e satisfeita.
De seguida retomei aos meus estudos. Fiz o exame, e quando cheguei a casa, liguei o telemével e encontrei nas notícias que ela teria vencido o programa.Fiquei tão feliz, como se tivesse sido uma victória minha, todas as suas conquistas me fazem pular de alegria, fico sempre feliz por ela.
Não encontrei nenhuma mensagem dela, mas não cobrei, não me chateei e nem pensei mal, pois sabia que ela estava cercada de reporters e pessoas de todo o lado, nem tinha de cobrar, amizade não é um contrato!
Dia seguinte, acordei com uma mensagem dela que dizia assim:
Muito obrigada pelo apoio e força que me deste amiga, estava tão insegura e nervosa, bastou falar contigo e tudo fluiu naturalmente. Vou para ai no fim-de-semana para podermos comemorar isso juntas , é nós amiga!
Adoro-te.