A mulher que deu a volta a Europa juntando moedinhas
Maria tinha um grande sonho , mas não era lá tão dificil de se conseguir . Desde criança sonhava conhecer Holanda, vivia em Lisboa, Portugal .
Era uma jovem humilde ,vivia com os seus pais e frequentava a faculdade de economia do ensino público e trabalhava como empregada de mesa de um restaurante. Estava a pensar aonde podia passar as suas férias , mas com o dinheiro que ganhava ( 300 euros) era complicado. Decidiu então começar a juntar o pouco dinheiro que tinha.
A cada dia poupava 2 euros , este seria o dinheiro da sua alimentação, estadia e transporte .
Começou a poupar com um ano de antecedência , no entanto sabia que, a fim de um ano teria 730 euros .
É certo que não se tem dinheiro todos os dias, mas tudo foi bem estudado e planeado por ela. Do seu salário, sabia que tinha de deixar no mínimo 50 euros de parte. Levava sempre o seu almoço num taparoé , e também saia de vez em quando , porém sabia sempre como não se exceder.
Dos 250 euros do seu salário, tpunha sempre 100 euros na sua conta poupança.
No ano seguinte, Maria derrubou o mialheiro e fez as contas :
Tinha 800 euros , mais 70 euros do valor que era esperado , porque de vez em quando entusiasmava-se e punha um euro a mais no mialheiro.
Consultou a sua conta poupança e tinha 1200 euros certinhos , dinheiro que poupou para a viagem que ficava por 300 euros ida e volta para uma semana.
Mas Maria não se apercebeu que poupou muito dinheiro para aquilo que planeava e podia ir para mais países , tinha-lhe sobrado 1500 euros . Pôs-se num comboio e viajou para Ingla Terra, onde ficou dois dias e seguiu para Alemanha , Suiça , Itália e França .
Nos anos seguintes fez a mesma coisa, e a fim de três anos já conhecia Europa toda .
Poupar até um euro por dia pode fazer muita diferença ! ;)
Commentaires